quinta-feira, 21 de maio de 2009

Uma questão de consciência

“Eu mesmo que não vou ficar em pé, dá lugar aos velhos?! Estou dormindo. Lugar deles é em casa”. A amiga até tentou “estão indo ao médico, banco, ver parentes, passear, sei lá o que”, só você que pode é? Mas ela continuou “eu chego cansada e ainda tenho que me levantar para alguém que nem paga?”, a não. Ponto final. (uma conversa que ouvi na ida ao trabalho dentro do ônibus)

Eles são mais de 15 milhões em todo país. A previdência social é uma das maiores desculpas do governo para não aumentar salários. São visto como peso morto, não se assustem, é isso mesmo. Alguém que só gasta, não produz, não é mais mão de obra, só tira. E tiram bem menos do que merecem. Ora, eles trabalhavam a vida toda para isso, pagaram tudo que hoje estão recebendo. Nada é de graça.

Malmente tem um atendimento médico de qualidade, nos lugares onde andam são tratados como quem só dá trabalho, além das humilhações que alguns passam. Ninguém os ouvem, e quando entram no ônibus, não falta olhares de desprezos, na verdade quase ninguém gosta. A saúde é debilitada, a força do corpo já não consegue se equilibrar em meios a tantos balanços que nossos bons motoristas de formula 1 fazem.

Mas necessitam ir, viver, andar, circular, e DEVEM. Têm direitos, não só na constituição, mas na própria convenção social, onde todos têm o direito de ir e vir. Além de compreendermos que isso é um direito legal deles, é também uma questão mínima de educação, consciência e conhecimento. Tentar privá-los e excluí-los é um ato agressivo. É querer que uma vida se acabe antes do final. É não saber transitar no espaço do outro. Parecem que esquecemos também que um dia vamos chegar a essa idade.

3 comentários:

  1. SÓ PARA ACRESCENTAR

    Itapoan online

    DESRESPEITO AOS IDOSOS NOS ÔNIBUS SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA
    As vagas destinadas aos idosos no transporte coletivo será tema de uma audiência pública do Ministério Público estadual (MP/BA). De acordo com a promotora de Justiça Mônica Barroso, é grande a quantidade de denúncias sobre mau atendimento aos cidadãos da terceira idade por parte dos rodoviários, assim como passageiros que desrespeitam a prioridade dos assentos da frente aos idosos. A audiência pública está marcada para o próximo dia 2 de junho.

    Itapoan online

    ResponderExcluir
  2. Folen que lindoo. Eu discordo dessa sua amiga que não da lugar pros mais velhos viu? Seu blog está massa. Beijos

    ResponderExcluir
  3. rsrs..neh minha miga ñ folen, foi uma ocnversa que ouvi no ônibus, sei nem quem é a pessoa.

    ResponderExcluir